Jovem Parceiro – site de Futebol Amador e Profissional

NOTÍCIAS GERAIS, PROGNÓSTICOS, PALPITES E ONDE ASSISTIR OS PRINCIPAIS JOGOS DE FUTEBOL

Notícias

Governo de SP amplia acesso a ensino profissional com Etec em Cravinhos

O Governo de São Paulo dá mais um passo importante para ampliar o acesso ao ensino profissionalizante gratuito e de qualidade em todas as regiões do estado. Nesta quinta-feira (18), o governador Tarcísio de Freitas inaugurou a Escola Técnica Estadual (Etec) de Cravinhos, na região de Ribeirão Preto. Com modernas instalações, a unidade atende 157 alunos do ensino técnico e integrado.

“Quando a gente pega os países mais bem sucedidos do mundo, são aqueles que têm 50% dos jovens saindo do ensino profissionalizante. E a nossa ideia é chegar nesse patamar”, afirmou Tarcísio. “Dar um ensino profissionalizante conjugado com o ensino médio de qualidade de maneira que a gente dê opções a esse jovem. A opção do ensino superior, da faculdade ou do mercado de trabalho. E aí a gente torna esse jovem mais forte e mais preparado para o que virá, e dessa forma ajuda o estado”, acrescentou.

O evento reuniu o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, deputados, prefeitos, vereadores, professores, estudantes e profissionais da nova Etec.

O Governo de São Paulo investiu R$ 11,4 milhões na construção da unidade. Em um terreno cedido pela prefeitura, a Etec foi construída com estruturas acessíveis, salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, salas administrativas e quadra poliesportiva.

A construção da Etec começou em agosto de 2023 e as atividades educacionais foram iniciadas neste semestre. Atualmente, a escola tem 157 alunos matriculados nos cursos técnicos e integrados de Administração e Logística.

“A gestão do governador Tarcísio está implantando uma outro tipo de formação, mais completo, em que o jovem tem oportunidade de concluir o ensino médio e o ensino técnico com muita qualidade. E o nosso sonho é ampliar ainda mais isso, e entregar para a sociedade jovens cada vez mais preparados”, afirmou o secretário Vahan Agopyan.

Com a nova unidade, o Governo do Estado passou a contar com 228 Etecs administradas pelo Centro Paula Souza, autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Agora, a região de Ribeirão Preto tem Etecs nos municípios de Cravinhos, Guariba, Monte Alto, Ribeirão Preto, São Simão e Serrana.

O Centro Paula Souza também oferece classes descentralizadas, que funcionam com um ou mais cursos técnicos sob a administração de uma Etec. A região conta com essa modalidade nas cidades de Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Dumont, Guariba, Jaboticabal, Jardinópolis, Monte Alto, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serrana e Sertãozinho.

Vestibulinho

O vestibulinho do segundo semestre das Etecs está com inscrições abertas até o dia 9 de maio, pela internet. A prova será aplicada no dia 9 de junho, às 13h30. Em todo o estado, são 41.790 vagas gratuitas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo. Do total, 1.030 vagas são oferecidas na região de Ribeirão Preto. A relação completa de cursos, vagas e unidades está disponível no site vestibulinhoetec.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *