Agência Minas Gerais | Vice-governador destaca importância da mineração para o estado na abertura da Exposibram 2024
Belo Horizonte recebe uma das maiores feitas de mineração da América Latina, a Exposibram 2024. A expectativa é a de que a feira, que ocorre no Expominas, receba mais de 70 mil pessoas durante os quatro dias. A cerimônia de abertura, realizada nessa segunda-feira (9/9), contou com a presença do vice-governador, Professor Mateus.
Além de ser palco para a apresentação das principais inovações e tendências do setor mineral, a feira também contou com uma homenagem especial à AngloGold Ashanti pelos 190 anos de atuação no Brasil.
“A mineração faz parte da identidade do estado, está no coração e na história de Minas. A trajetória começou com a exploração do ouro, evoluiu para o diamante, passando pelo ferro e, hoje, o estado é produtor de quase todos os minérios imagináveis”, disse o vice-governador. “Minas Gerais tem um papel fundamental na transição energética mundial, especialmente no contexto da descarbonização, que envolve a exploração de lítio e sílica, feita de forma responsável”, destacou.
|
||||
|
||||
|
Também entre os homenageados esteve a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, que recebeu reconhecimento pelo trabalho realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) na promoção do desenvolvimento sustentável do setor mineral em Minas Gerais.
Exposibram
Com mais de 500 estandes e cinco palcos simultâneos, o evento reúne mineradoras globais e fornecedores de produtos e serviços, oferecendo aos visitantes uma ampla visão das inovações tecnológicas, equipamentos, softwares e outros produtos relacionados à indústria mineral.
Com a participação de mais de 20 mineradoras e 460 fornecedores nacionais e internacionais, a Exposibram 2024 será oportunidade única para o setor discutir novos investimentos, firmar parcerias comerciais e impulsionar o crescimento da mineração no Brasil e no mundo.
“Hoje, a mineração brasileira é um artífice do futuro. E aqui, me refiro principalmente à grande questão de toda a humanidade, que deve ser também uma preocupação nossa: o legado que deixaremos para nossos filhos e netos. Nosso compromisso com as futuras gerações, e estamos integralmente empenhados nisso”, comentou o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann.
Acordo de cooperação
Durante a cerimônia o Ibram celebrou um acordo de cooperação técnica com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec).
O acordo prevê que a Cedec apoie cursos e treinamentos voltados à gestão de risco e desastres no setor mineral.
A colaboração vai incluir a atuação como coautora em cursos, palestras e exposições, tanto em âmbito nacional quanto internacional, onde o Ibram for organizador ou convidado.
A participação dos militares ou servidores civis lotados no Gabinete Militar do Governador será conforme a disponibilidade e conveniência.
Congresso
O congresso, que ocorre simultaneamente à exposição, será palco de discussões entre especialistas, representantes do setor produtivo, governamental e organizações da sociedade civil, abordando o cenário atual da mineração mundial.
O evento deve contar com a participação de 2 mil congressistas, representando diversos países, incluindo Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru.
AngloGold Ashanti
Durante a Exposibram, o vice-governador também participou da Homenagem pelos 190 anos da AngloGold Ashanti, uma das mais tradicionais mineradoras do mundo, com forte atuação em Minas Gerais.
A ocasião foi um reconhecimento à trajetória histórica da empresa e sua contribuição ao setor mineral no estado.
O vice-governador felicitou a empresa pela celebração. “É um orgulho ter uma empresa com 190 anos de história em nosso estado. Uma empresa que carrega a mineração no coração e nas suas práticas, que nunca esqueceu da comunidade em que está inserida, do cuidado com seus empregados e do entorno onde atua. Mesmo após 190 anos, continua cuidando do que começou a construir”, finalizou.