Jovem Parceiro – site de Futebol Amador e Profissional

NOTÍCIAS GERAIS, PROGNÓSTICOS, PALPITES E ONDE ASSISTIR OS PRINCIPAIS JOGOS DE FUTEBOL

Comissão especial do Inep anuncia medidas para melhorar a logística do Enem – IFSP

Docente do IFSP fez parte de comissão responsável por otimizar a alocação de candidatos, utilizando georreferenciamento e modelos matemáticos para reduzir deslocamentos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está estudando novas medidas para aperfeiçoar a logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As iniciativas visam melhorar a alocação dos candidatos nos locais de prova, utilizando ferramentas de georreferenciamento e modelos matemáticos para otimizar a distância percorrida pelos alunos.

Segundo uma nota divulgada pelo Inep, várias estratégias estão sendo estudadas para garantir a eficiência na aplicação das provas. A instituição está empenhada em aprimorar cada vez mais a logística do exame, visando proporcionar condições adequadas para todos os candidatos. Para tanto, o Inep criou uma Comissão Especial de Assessoramento Logístico do Enem 2024, composta por pesquisadores do Inep, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No último dia 30 de setembro, a Comissão apresentou um relatório parcial sobre a definição dos locais de prova. A comissão, da qual faz parte o docente Thiago Siqueira Santos do Campus Campos do Jordão, mostrou um estudo que se propõe a minimizar a distância entre os candidatos e seus locais de prova, diminuindo o deslocamento.

Segundo o professor Santos, a avaliação permite ao Inep cobrar ajustes necessários, garantindo uma distribuição mais eficiente e justa dos candidatos. “Com os resultados do nosso modelo, podemos auxiliar o Inep na avaliação do ensalamento, o que permite cobrar ajustes quando necessário,” acrescentou. O docente explica ainda que o trabalho pode ser compreendido em duas partes: o georreferenciamento baseado nos CEPs e um modelo matemático proposto que otimiza a distância média percorrida pelos alunos.

Para mais detalhes, acesse as notas oficiais do Inep.