Jovem Parceiro – site de Futebol Amador e Profissional

NOTÍCIAS GERAIS, PROGNÓSTICOS, PALPITES E ONDE ASSISTIR OS PRINCIPAIS JOGOS DE FUTEBOL

Governo do Estado realiza o maior investimento em mitigação de enchentes da história de Santa Catarina

Santa Catarina está realizando o maior investimento em mitigação de enchentes de sua história, com um plano abrangente de infraestrutura hídrica que totaliza R$ 342 milhões para os anos de 2024 e 2025.

Este projeto inovador foca especialmente no Vale do Itajaí, uma região que historicamente sofre com cheias. Entre as iniciativas estão a modernização de barragens, a construção de novas estruturas, reformas de diques e melhorias nos rios.

As obras representam um avanço inédito para Santa Catarina, que passa a contar com uma infraestrutura hídrica mais moderna e eficaz.

“Este é o maior investimento que já fizemos em prevenção de cheias, especialmente no Vale do Itajaí, que sofreu tanto ao longo dos anos. Queremos que as famílias tenham mais segurança e que a gente possa responder mais rapidamente em períodos críticos”, disse o governador Jorginho Mello.

Desde 2012, quando o governo federal transferiu ao estado a operação das barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux, Santa Catarina tem intensificado suas ações para tornar esse sistema mais eficaz e seguro.

Agora, o governo do estado busca, de fato, minimizar os impactos das enchentes e tornar as áreas sensíveis mais seguras, garantindo assim maior proteção para as pessoas e promovendo a segurança hídrica.

Segundo o secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano Souza, o projeto está focado na modernização de todo o sistema:

SONORA

Nesta semana, o governo estadual lançou as licitações para construir as barragens de Mirim Doce, no Alto Vale, e Botuverá, no Médio Vale. Essas estruturas serão as primeiras barragens construídas diretamente pelo governo catarinense, ao lado das três já existentes — Taió, Ituporanga e José Boiteux — que foram projetadas e executadas pelo governo federal e repassadas para a Defesa Civil de SC em 2012.

Além dessas, está prevista a construção da barragem de Petrolândia, com investimento de R$ 72 milhões. O projeto já se encontra em fase de aprovação licitatória e, uma vez iniciado, deverá contribuir significativamente para a segurança hídrica nas áreas urbanas do Médio e Alto Vale do Itajaí.

Ao concluir essas obras, o governo de Santa Catarina espera não apenas melhorar a resposta a eventos extremos, mas também possibilitar uma gestão hídrica mais planejada e sustentável.

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/