Mercado de trabalho de Santa Catarina ganha 360 mil trabalhadores em cinco anos
Taxa de desemprego caiu no período, passando de 5,7% para 3%. Número de desocupados no mercado de trabalho também encolheu – Foto: Roberto Zacarias/SecomGOVSC
O mercado de trabalho de Santa Catarina ganhou mais de 360 mil trabalhadores entre 2020 e 2025, conforme dados da PNAD Trimestral do IBGE. O acréscimo fez saltar o número de trabalhadores ativos na força de trabalho, passando de 3,89 milhões para 4,25 milhões – alta de 9,2%. Mesmo com a inclusão de milhares de trabalhadores no mercado de trabalho catarinense, a taxa de desemprego caiu nesses cinco anos, de 5,7% para 3%, assim como o número de desocupados (de 223 mil para 128 mil).
O crescimento do mercado de trabalho catarinense se destaca no âmbito nacional. O avanço no estado (360 mil) foi o segundo maior no ranking nacional em números absolutos, atrás apenas de São Paulo, que teve acréscimo de 984 mil. Já na análise proporcional, Santa Catarina (9,2%) é o quarto, atrás de Roraima (16,8%), Tocantins (15,6%) e Alagoas (12,2%).
Para o governador Jorginho Mello, o crescimento está associado aos diferenciais de Santa Catarina. “O nosso estado tem sido muito procurado porque conta com a melhor segurança pública do país, grandes oportunidades para trabalhar e empreender, e também pela qualidade de vida. É por isso que Santa Catarina se destaca no Brasil. Temos apenas 1% do território nacional, mas 5,5% dos empregos formais”, afirma.
Mais emprego na indústria, comércio e serviços
O acréscimo de 360 mil pessoas no mercado de trabalho catarinense resultou em mais mão de obra para os setores econômicos. O número de trabalhadores atuando na indústria, por exemplo, saltou de 852 mil, em 2020, para 950 mil em 2025, conforme o IBGE – variação positiva de 98 mil.
Já no segmento de comércio e reparação de veículos o avanço foi semelhante, pulando de 675 mil para 775 mil em cinco anos – alta de 100 mil. Fenômeno similar ocorreu nos segmentos de transporte (+75 mil trabalhadores), construção civil (+42 mil) e alojamento e alimentação (+36 mil).
“Santa Catarina é uma terra de oportunidades. Além da oferta de empregos, o estado é atrativo para o empreendedorismo porque dá segurança jurídica e apoia os empreendedores. Somente nos últimos cinco anos foram mais de 700 mil empresas criadas em Santa Catarina, com foco em MEIs e microempresas. O efeito é positivo: mais trabalho e renda gera mais consumo, o que faz toda a roda da economia girar”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Santa Catarina líder na contratação de estrangeiros
O aumento do mercado de trabalho ocorre pela chegada de pessoas de outros estados e países que buscam Santa Catarina para viver, trabalhar ou empreender. Com isso, o estado atingiu em 2024 a liderança na contratação de trabalhadores estrangeiros com carteira assinada. Foram mais de 18 mil contratações, sobretudo de venezuelanos, haitianos e cubanos.
O mesmo fenômeno ocorre na chegada de trabalhadores de outros estados brasileiros, principalmente Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Pará. A chegada de migrantes e imigrantes acontece com maior intensidade na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, bem como no Oeste.