Mesa de Negociação destaca importância de fortalecer as políticas públicas para a Assistência Social – CGNotícias
Gestores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) e integrantes do Fórum dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), realizaram nesta quarta-feira (03), a primeira reunião da Mesa de Negociação e Gestão do Trabalho do Suas, criada pela Prefeitura de Campo Grande no primeiro semestre. O objetivo principal é abrir um canal de diálogo permanente para fortalecer as políticas públicas e garantir que a assistência social atenda de forma mais eficaz às necessidades da população.
A Mesa de Negociação de Campo Grande é uma das primeiras do Brasil, ao lado da de Ponta Grossa. A proposta é discutir e negociar temas cruciais como o financiamento do sistema, a capacitação profissional e a articulação entre as diferentes esferas de governo. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, fez a abertura da reunião e destacou a importância da colaboração entre a gestão e os trabalhadores.
“Eu estou muito feliz de iniciar essa inovação para a pasta. O que eu quero pedir para vocês, é que, apesar do trabalho técnico que precisa estar à frente sempre, não esqueçam que o coração precisa dar o seu toque. Nós queremos nossos gestores avançando e nossas políticas se despontando”, disse a secretária, que concluiu dizendo que a iniciativa é um passo significativo para valorizar os trabalhadores do Suas e promover uma gestão mais democrática e transparente.
Diálogo para o bem-estar e aprimoramento
A superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues, acredita que a Mesa de Negociação vai funcionar como um canal de conexão entre a gestão e os servidores que atuam na ponta, atendendo a população. “Estou muito feliz por a gente estar aqui hoje discutindo e estabelecendo essa vinculação, essas pactuações que chegarão nesse espaço de uma forma dialogada. A Mesa tem esse papel de deliberar, de discutir, de estudar, de aprender, mas também de trazer a demanda que vocês ouvem nas unidades”, ressaltou.
A psicóloga do Cras Estrela Dalva, Marcia Cola, expressou a esperança que a Mesa leva para a categoria. “A Mesa de Negociação é uma expectativa que a gente tinha há muito tempo. É o momento da gente refletir, de trazer esses problemas, essas ansiedades dos trabalhadores, que a gente ouve lá na ponta. Isso vem acalmar um pouco o coração da gente, porque hoje a gente tem um local para canalizar todas essas demandas”, disse Márcia.
A secretária-adjunta de assistência social, Inês Mongenot, compartilhou sua experiência como gestora e ressaltou a importância do novo espaço para a política pública. ” A gente já passou por muitos momentos, mas sempre nos colocamos no papel de fazer o melhor pela assistência social. Nós já vimos muita coisa, avanços e retrocessos, somos um exemplo de resistência. Então o fato da gente implantar a Mesa também é uma maneira para quem está há mais tempo nessa política, de trazer uma proposta de construção e de contribuição porque acreditamos na importância do Suas”, afirmou Inês.
As reuniões do grupo serão realizadas uma vez por mês e entre as primeiras deliberações ficou definido um estudo sobre a resolução da criação do grupo no cenário nacional e do regimento dos grupos já criados no país, para formular as diretrizes da Mesa de Campo Grande.