Agência Minas Gerais | Linha de crédito “BDMG Livre para Crescer” ultrapassa R$ 20 milhões em desembolso e fortalece o empreendedorismo em Minas
Impulsionando o empreendedorismo e fortalecendo o ambiente de negócios em Minas Gerais, a linha de crédito “BDMG Livre para Crescer” já desembolsou R$ 21,7 milhões em financiamentos, beneficiando cerca de 300 micro e pequenos empresários de municípios que optaram por avançar para o grau intermediário do programa Minas Livre para Crescer (MLPC), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).
Criada em 2024 pelo Governo de Minas, em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a linha de crédito já se consolidou como um instrumento estratégico de apoio ao empreendedorismo no estado.
O crédito oferece condições diferenciadas, com taxas reduzidas de 5,75% ao ano + Selic, prazo de 48 meses para pagamento, sendo 12 meses de carência, e pode ser utilizado para reformas, capital de giro, pagamento de dívidas, compra de equipamentos, entre outras iniciativas.
Para o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Marco Gaspar, o impacto vai além dos números.
“O crédito Livre para Crescer é uma política pública que conecta liberdade econômica com acesso real ao financiamento. Ao apoiar os municípios que modernizam suas regras e simplificam a vida de quem empreende, o Governo de Minas cria um ambiente mais justo, dinâmico e competitivo, onde o pequeno empresário consegue planejar, investir e crescer”, afirma Gaspar.
Além do impacto direto nos empreendimentos beneficiados, o crédito tem reflexos positivos na arrecadação municipal, na formalização de negócios e no fortalecimento das cadeias produtivas regionais.
“Ter um crédito acessível em termos de taxa e de prazo para pagar é um fator decisivo para o empreendedor. Também sabemos que os pequenos negócios são responsáveis por gerar a maior parte dos empregos formais em Minas Gerais. Assim, um produto que estimula a desburocratização, como a linha ‘BDMG Livre Para Crescer’, contribui para um ambiente de negócios mais propício a quem quer investir”, afirma o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.
Liberdade para empreender, crescer e prosperar
Com adesão crescente dos municípios mineiros, o programa Minas Livre para Crescer (MLPC) tem se consolidado como um dos principais indutores da melhoria do ambiente de negócios no estado. Desde sua criação, a iniciativa estimula prefeituras a adotarem medidas de desburocratização, modernização normativa e incentivo à atividade econômica, garantindo mais segurança jurídica, agilidade nos processos e redução de custos para quem empreende.
Atualmente, mais de 580 municípios já aderiram ao MLPC em Minas Gerais. Desses, 142 são classificados no grau intermediário de maturidade do programa, o que amplia o acesso a políticas públicas estruturantes, como a linha BDMG Livre para Crescer.
Os municípios livres que avançam para essa etapa também passam a contar com o Redesim + Livre, sistema que automatiza todas as etapas municipais de abertura e legalização de empresas de baixo e médio risco, permitindo que um empreendimento esteja apto a funcionar em poucos minutos.
O sistema do Governo de Minas foi desenvolvido pela Sede-MG em parceria com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Sebrae Minas.