tradição, grandes campeões e vaga continental em jogo – LNF
A Supercopa de Futsal chega na 10ª edição consolidada como uma das competições mais importantes do calendário nacional. Reunindo os principais campeões da temporada, o torneio será disputado entre os dias 24 a 28 de fevereiro, em Erechim (RS), e garante ao vencedor a vaga do Brasil na próxima edição da Libertadores da América, a principal competição de clubes do continente.
Desde a sua criação, a Supercopa tem sido palco de confrontos de alto nível e decisões marcantes. Ao longo das edições já realizadas, o título passou por grandes forças do futsal brasileiro, como Jaraguá em 2016, ACBF em 2017, Magnus em 2018, Corinthians em 2019 e 2020, Magnus em 2021 e Corinthians também em 2021, em função do calendário ajustado durante a pandemia. Na sequência, o Joinville conquistou a taça em 2023, o Magnus foi campeão em 2024 e, em 2025, o título voltou a ficar com o Joinville.
Entre os participantes desta edição, o Magnus busca o tetracampeonato da Supercopa, enquanto o Joinville tenta alcançar o tri. As demais quatro equipes entram em quadra em busca de um feito inédito, levantar a taça pela primeira vez e garantir um lugar na Libertadores da América.
As vagas para a Supercopa foram conquistadas por meio das principais competições organizadas pela CBFS ao longo da temporada. O Atlético Piauiense (PI) assegurou a participação ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Outro campeão nacional presente é o Traipu (AL), vencedor da Taça Brasil, uma das competições mais tradicionais do futsal brasileiro.
O Atlântico (RS) chega credenciado pela conquista da Copa do Brasil, enquanto o Magnus (SP) também garantiu vaga na Supercopa por ter sido o vice-campeão da mesma competição. Santa Catarina terá dois representantes: o Joinville (JEC), campeão da Copa dos Campeões, e a Chapecoense (SC), que assegurou presença ao terminar na terceira colocação do Campeonato Brasileiro.
Entre os clubes que disputam a edição deste ano, dois já sabem o que é conquistar a Glória Eterna. O Atlântico foi campeão da Libertadores em 2014, enquanto o Magnus levantou o troféu continental em 2015, quando ainda atuava com o nome Brasil Kirin, e mais recentemente em 2024.
Supercopa Masculina – Grupos
Grupo A
– Atlântico (RS)
– Chapecoense (SC)
– Joinville (SC)
Grupo B
– Atlético Piauiense (PI)
– Magnus (SP)
– Traipu (AL)
Confira os confrontos:
1ª rodada – 24/02:
17h – Traipu (AL) x Atlético Piauiense (PI)
20h – Atlântico (RS) x Chapecoense (SC)
Folgam: JEC (SC) e Magnus (SP)
2ª rodada – 25/02:
17h – Magnus (SP) x Traipu (AL)
20h – JEC (SC) x Chapecoense (SC)
Folgam: Atlântico (RS) e Atlético Piauiense (PI)
3ª rodada – 26/02:
17h – Atlético Piauiense (PI) x Magnus (SP)
20h – Atlântico (RS) x JEC (SC)
Folgam: Chapecoense (SC) e Traipu (AL)
Semifinais 27/02
17h – semifinal 1
20h – semifinal 2
Final 28/02 – 19h