Jovem Parceiro – site de Futebol Amador e Profissional

NOTÍCIAS GERAIS, PROGNÓSTICOS, PALPITES E ONDE ASSISTIR OS PRINCIPAIS JOGOS DE FUTEBOL

Notícias

Treinador faz história na Polônia e projeta comandar uma Seleção – LNF

• Criciúma | SC

Um catarinense que vem fazendo história no futsal polonês. O criciumense Juninho assumiu o Piast Gliwice Futsal há 11 meses e já foi campeão da Liga Polonesa na Europa, com vaga assegurada na Champions League da próxima temporada, que começa em agosto.

Juninho dando entrevista à TV do clube. | Foto: Piast Futsal

Um grupo de empresários procurou o Marcos Soratto Pipoca, que é meu mestre dentro do futsal. Eles pediram um treinador brasileiro e ele chegou no meu nome. Eu participei de uma seleção com mais 10 treinadores europeus. A gente foi participando de entrevistas e eliminatórias e consegui chegar na final e ter o nome colocado como prioridade pelo perfil e o que o clube procurava – conta ao ge.

Mas a relação com o futsal começou muito antes. O técnico ainda estava na escola, quando participou de um projeto social e conheceu o esporte que mais tarde mudaria a sua vida.

– Fui descoberto pelo professor Vando e foi amor a primeira vista. Me aventurei um pouco no futebol de campo, formado nas categorias de base do Criciúma. Tive uma passagem rápida pelo Avaí. E voltei para o futsal que era a minha casa – relembra.

No comando do Piast Futsal, Juninho chegou fazendo história – com uma campanha com 34 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Números que fizeram do Piast Futsal o Campeão da Liga Polonesa na Europa, com vaga assegurada para disputar a tão sonhada Champions League.

Eu trabalho por títulos. Minha meta sempre é ser campeão. Então conseguimos colocar os elementos, com uma equipe de jogadores de vários lugares, jogadores da Finlândia, Ucrânia.. Então conseguimos juntar força física da Europa e versatilidade do Brasil – conta.

Juninho com o título à frente do Piast Futsal na Polônia. | Foto: Piast futsal

Uma história construída com muita dedicação ao futsal. Juninho acumula 11 títulos na carreira – com passagens vitoriosas por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Irã. O catarinense segue feliz comandando o time polonês, mas carrega também no coração o sonho de comandar um país como técnico.

– A minha ideia é permanecer um tempo a mais no continente europeu. Tenho o sonho, de treinar uma seleção, de qualquer país. Estou me preparando muito para isso. Hoje eu não estou pronto, tem muita coisa pra trabalhar, estudar, mas com bastante dedicação tenho certeza que vou chegar lá – projeta.