Ação integrada da Prefeitura de Sorocaba remove dois caminhões de inservíveis na Vila Haro – Agência de Notícias
16 de setembro de 2025
14:31
Por: Luís Gustavo Adabro
Uma ação integrada da Prefeitura de Sorocaba retirou, na manhã desta terça-feira (16), dois caminhões de inservíveis de uma residência localizada na Rua Ramon Haro Martini, na Vila Haro, Zona Leste da cidade. O local era usado de modo inadequado como depósito de recicláveis.
A iniciativa contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu); da Zoonoses, pertencente à Secretaria da Saúde (Ses); da Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan); e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).
Na ocasião, foram utilizados dois caminhões e uma retroescavadeira para a limpeza. O material recolhido, em sua maioria, eram colchões e papelão molhados, pedaços de móveis apodrecidos, frascos plásticos, latas e entulhos.
O local já tem histórico de autuações pela Zoonoses por manter condições propícias animais sinantrópicos, ou seja, que se adaptam a viver junto aos seres humanos, devido ao armazenamento inadequado de materiais. Nesta terça-feira, o proprietário do imóvel foi orientado e intimado, nos termos da Lei nº 8.354/07, a realizar a rotatividade e/ou a retirada de materiais de natureza econômica.
Como denunciar
A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.