Jovem Parceiro – site de Futebol Amador e Profissional

NOTÍCIAS GERAIS, PROGNÓSTICOS, PALPITES E ONDE ASSISTIR OS PRINCIPAIS JOGOS DE FUTEBOL

Notícias

Alkilani projeta fazer história e revela ter grandes ambições com Marrocos – LNF

Malak Alkilani em ação pelo Marrocos | Foto: FIFA

A marcha meteórica do Marrocos pelo futsal foi alucinante. Os comandados de Hicham Dguig passaram de ninguéns continentais a potências globais em ritmo alucinante, monopolizando a África, em uma sequência absurda de 50 jogos invictos e emocionando em Copas do Mundo de Futsal da FIFA™ consecutivas.

Agora, as mulheres do país querem pular na mesma montanha-russa. As Leoas do Atlas jogaram sua primeira partida internacional há apenas três anos, mas já conquistaram o continente, submeteram-se a rigorosos exames para as respeitadas seleções Argentina, Colômbia e Paraguai, e derrotaram as europeias Croácia, República Tcheca e Eslováquia.

A equipe de Adil Sayeh agora quer chegar às últimas fases da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA. O Marrocos terá a honra de dar o pontapé inicial na competição contra a Argentina na PhilSports Arena em Pasig City, na região metropolitana de Manila, em 21 de novembro. Malak Alkilani conversa com a FIFA sobre sua missão.

FIFA: É difícil alternar entre futebol e futsal?

Malak Alkilani: Como o futsal é jogado em quadras menores e cobertas, não é fácil fazer a transição de jogar em um campo grande. O futsal exige tomada de decisão rápida e a capacidade de jogar em espaços apertados, além de requisitos físicos e táticos diferentes do futebol tradicional. Mas, com trabalho consistente e um aumento constante no treinamento, consegui me adaptar ao ritmo.

Como foi marcar o primeiro gol do Marrocos na Copa Africana de Futsal Feminino diante da sua torcida em Rabat?

Foi fantástico e me deu muita alegria. Escrever meu nome na história do futsal marroquino foi uma conquista inacreditável. Estou muito orgulhosa de ter vivenciado isso diante do povo marroquino em Rabat. Foi um momento de orgulho e honra, e agradeço a Deus por ter me permitido alcançá-lo. Qual a importância da vitória sobre Angola e da classificação para a Copa do Mundo de Futsal Feminino da FIFA? Vencer Angola foi um marco histórico. Não foi apenas uma vitória comum, foi um momento especial que abriu muitas portas para nós. Para mim, pessoalmente, foi a realização do meu sonho de vida de me classificar para uma Copa do Mundo. Toda jogadora sonha em representar seu país na Copa do Mundo e, graças a Deus, conseguimos isso. Esperamos orgulhar o Marrocos no cenário mundial e mostrar o nosso melhor.

O Marrocos estava perdendo por 2 a 0 para a Tanzânia na final, mas marcou o gol da vitória a 12 segundos do fim. Você pode nos contar sobre o espírito de luta da equipe?

Sinceramente, desde o início acreditávamos que venceríamos aquela partida, porque tínhamos trabalhado muito para isso. Mesmo quando estávamos perdendo por dois gols no início, não perdemos a esperança nem desistimos. Em vez disso, mantivemos o foco e seguimos pressionando. Isso foi uma prova do nosso caráter. Acreditamos até o fim que poderíamos reverter a situação e, graças a Deus, conseguimos. Foi maravilhoso dar aos torcedores marroquinos um motivo para comemorar.

O que você acha de Jasmine Demraoui como jogadora?

Jasmine é uma jogadora muito especial, dotada de excelente técnica e habilidades individuais excepcionais. Ela também tem excelente visão de jogo e é uma das jogadoras-chave do nosso elenco.

O Marrocos jogou contra a Argentina quatro vezes em 2024 e, embora tenha perdido todas as quatro partidas, duas foram muito disputadas. O que você aprendeu com essas partidas e o que precisa fazer de diferente para vencer a Argentina?

Apesar das derrotas, aprendemos muito com essas partidas. Foram experiências valiosas em nível global. Esses placares equilibrados mostram que estamos jogando em um nível semelhante agora, e isso nos incentiva a continuar trabalhando duro. Estudamos os mínimos detalhes de cada partida e trabalhamos para melhorar nosso desempenho da melhor forma possível. Se Deus quiser, isso nos ajudará a vencer a Argentina. Estamos trabalhando para melhorar nosso nível de futsal para que possamos alcançar melhores resultados no futuro.

Malak Alkilani elogia Jasmine Demraoui | Foto: FIFA

Você está ansiosa para jogar contra os anfitriões em meio ao que certamente será uma atmosfera eletrizante?

A pressão é maior quando se joga contra um país-sede com uma torcida forte, mas, ao mesmo tempo, esse desafio nos motiva. Nos impulsiona a dar o nosso melhor e realmente superar as expectativas.

O Marrocos jogou contra a Polônia duas vezes recentemente. O que você acha deles como time?

A seleção polonesa é muito bem organizada e fisicamente forte. Eles têm boa consciência tática, alta capacidade técnica e o conjunto de habilidades para produzir momentos de brilhantismo individual. Estamos estudando seus pontos fortes para estarmos mais bem preparados para quando os enfrentarmos. Se Deus quiser, podemos sair vitoriosos e conseguir vencer.

O Marrocos fez uma ótima exibição contra uma das melhores seleções do mundo no mês passado, perdendo por 1 a 0 para a Colômbia na América do Sul e vencendo a Guatemala em duas partidas consecutivas. Esses resultados lhe deram confiança?

Sim, com certeza. Esses resultados realmente elevaram o moral. Quando jogamos contra times fortes e temos um desempenho de alto nível, significa que estamos no caminho certo. Acreditamos na nossa capacidade de vencer a Copa do Mundo e queremos chegar o mais longe possível.

A seleção masculina do Marrocos recentemente conquistou uma sequência de 50 jogos invicta e teve um desempenho de se orgulhar na última Copa do Mundo de Futsal da FIFA™, apesar das inúmeras lesões. Você os adotou como exemplo?

Para ser sincero, tudo tem sido muito inspirador. A seleção masculina nos motiva a deixar o Marrocos orgulhoso. Eles provaram que trabalho duro e dedicação compensam, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Eles mostraram que podem competir com as melhores seleções do mundo e, quem sabe, podem ganhar a Copa do Mundo no futuro. Esperamos seguir seus passos, alcançar o mesmo sucesso e honrar nosso país da melhor maneira possível.

Qual é o objetivo do Marrocos na primeira Copa do Mundo de Futsal Feminino da FIFA?

Nosso objetivo é representar o nosso país da melhor maneira possível e ter um desempenho que nos orgulhe. Queremos chegar às últimas etapas, e por que não? Sabemos que não será fácil, mas o desafio é o que nos inspira. Queremos chegar o mais longe possível no torneio.

Em um nível pessoal, quão animado você está para jogar na Copa do Mundo?

Estou muito animada. Toda menina ou menino sonha em jogar em nível sênior e representar seu país, e tenho a sorte de fazer parte de uma seleção que disputará a Copa do Mundo. É uma ótima experiência e uma oportunidade de realizar um grande sonho da minha vida. Espero entrar para a seleção e representar meu país da melhor maneira possível.