SMS reforça importância da responsabilidade masculina na prevenção da gravidez
Sexualidade e prevenção da gravidez são temas que ainda exigem acolhimento e diálogo aberto quando tratados com adolescentes, inclusive os meninos, que muitas vezes não se sentem à vontade para procurar orientação, mas que também devem ter participação e responsabilidade neste processo. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca fortalecer ações educativas para reforçar o papel do adolescente do sexo masculino na prevenção da gravidez.
Esse trabalho é desenvolvido por meio da Atenção Básica, com as equipes de saúde da família, e do Programa Saúde na Escola (PSE). Para o enfermeiro Nilhendeson Lopes, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Geisel, o papel dos meninos é fundamental e vai muito além do uso de métodos contraceptivos. “A gente precisa trabalhar com esses adolescentes a consciência dessa prática. Eles precisam ser estimulados à tomada de decisões honestas, conscientes e seguras”.
Apesar dos avanços, o profissional destacou que barreiras importantes ainda persistem, como a falta de diálogo e comunicação. “Muitos adolescentes sentem vergonha, não sabem como usar corretamente preservativos ou outros métodos contraceptivos e, em alguns casos, convivem com mais de uma parceira sexual sem orientação adequada. Aspectos como consentimento, respeito, planejamento de vida e apoio familiar também influenciam diretamente nesse processo”.
Serviço – Para auxiliar no enfrentamento desses desafios, a Rede Municipal promove atividades educativas nas escolas como oficinas e rodas de conversa que levam informações de forma leve e acessível. Já nas USFs, as salas de espera se tornam espaços de orientação, fortalecendo o vínculo entre os profissionais de saúde e este público.
“São formas de comunicação viáveis para o adolescente absorver as informações, porque ele vai pra uma roda de conversa, ele vai pra uma consulta de planejamento, ele vai sair da unidade consciente de tudo que acontece, então ele vai passar para seus amigos quando conversarem entre si”, explicou o enfermeiro.