MEC faz encontro para fortalecer comunicação pública – IFSP – Portal Institucional

MEC faz encontro para fortalecer comunicação pública

Evento reuniu gestores de comunicação da Rede Federal de todas as regiões do país

SIGA NOSSO CANAL DO WHATSAPP AGORA

Compartilhar   WhatsApp   Tweetar  

Gestores-Comunicao-EncontroGestores-Comunicao-Encontro2Gestores-Comunicao-Encontro1  

SIGA-NOS NO WHATSAPP COM MAIS NOTICIAS –>

Com o objetivo de fortalecer a comunicação pública desenvolvida nas instituições federais de ensino, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), promoveu o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, edição 2023. O evento foi realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro, na capital federal, e contou com palestras de especialistas e debates sobre temas estratégicos para a comunicação institucional e o seu relacionamento com a sociedade.  

O professor e servidor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jorge Duarte, trouxe para o Encontro o papel e a influência dos comunicadores no avanço das organizações. Nesse âmbito, ele destacou a necessidade de a comunicação estratégica ser construída com a alta gestão e estar sintonizada com a missão das instituições. Sobre o tema, os gestores também participaram do Seminário O Papel e a Carreira do Comunicador no Serviço Público Federal, promovido pela ABCPública. 

Representantes das plataformas YouTube, TikTok e Meta destacaram as múltiplas oportunidades das redes sociais, ao passo que a Secretaria de Estratégia de Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) apresentou um painel com dados, orientações e percepções relacionados à presença e atuação nas redes. 

O Encontro ainda contou com: painel sobre educação midiática; oficina sobre rádios educativas; parceria com o Canal Educação e a Rádio Nacional da Amazônia; relato de experiência da Cooperativa de Geração de Energia Compartilhada (Cogecom) das universidades; e apresentação dos projetos prioritários do MEC. 

 A abertura do evento teve a participação do secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira; do chefe de gabinete da Secretaria Executiva da Secom/PR, Marcelo Cafrune; do assessor especial da Setec, Felipe De Angelis; e do vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Flávio Luís Barbosa. 

Comitê – Gestores de 34 Institutos Federais (IFs) e do Colégio Pedro II destacaram a importância de eventos como esse para a construção de uma rede colaborativa, capaz de impulsionar a comunicação nas instituições. O colegiado também debateu e aprovou a constituição de um comitê independente de gestores de comunicação, que terá o apoio técnico da Setec. O comitê é formado por uma diretoria colegiada com suplentes das cinco regiões do País: pelo Sul, Geisa Golin (IFSC) e Erike Feitosa (IFPR); pelo Sudeste, Juliana Santos (IFRJ) e Bráulio Siffert (IFNMG); pelo Nordeste, Carlos Domingos (IFPE) e Clara Bezerra (IFRN); pelo Centro-Oeste, Adriana Campos (IFG) e Vinícius Villas Boas (IFMS); e, pelo Norte, Gildo Júnior (IFRR) e Viviane Camelo (IFRO). 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec 

 

Fotos: Gildo Júnior

Compartilhe isso:

Fonte: mrnews.com.br/index.php/2023/12/12/mec-faz-encontro-para-fortalecer-comunicacao-publica-ifsp-portal-institucional