Prefeitura realiza serviços de drenagem na região norte
Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade
A Prefeitura de São José dos Campos investe em melhorias para aumentar a qualidade de vida da população em todas as regiões. Entre as ações está a microdrenagem em área urbana, com a instalação de jardim de chuva em praças e biovaletas a fim de diminuir os efeitos de alagamentos.
Nesta semana, as equipes da Prefeitura concluíram a reurbanização da Praça Tabajara, na Vila Jaci, que fica na região norte. Além da repaginada no piso do parquinho infantil, jardinagem com grama amendoim e novas espécies de plantas, o local ganhou um jardim de chuva com sistema que funciona como um reservatório de água.
A Praça Tabajara fica em uma via de descida e conta agora com jardim composto por camadas distintas, que recebem a água de chuva e absorve por meio de rachões, brita, terra, composto orgânico, plantas e flores.
Uma galeria de águas pluviais também está sendo implantada na praça. A obra está prevista para ser entregue em maio deste ano e visa minimizar os problemas com alagamentos em época de chuvas.
Biovaletas
Outra medida de drenagem adotada pela Prefeitura são as biovaletas. Assim como o jardim de chuva, elas são infraestruturas verdes que atuam no escoamento de águas da chuva. O primeiro sistema está localizado no Terminal Sul da Linha Verde, no Campo dos Alemães (região sul).
A utilização de biovaletas é uma abordagem eficaz para reduzir o risco de enchentes, já que a técnica usada prolonga o tempo de escoamento. Além disso, as biovaletas ajudam a promover a biodiversidade ao incorporar vegetação nativa em áreas urbanas contribuindo para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade