Capes seleciona o IFSP para implantação de novo sistema – IFSP

Todos os beneficiários de bolsas e auxílios do programa UAB devem realizar o cadastro no sistema até 20 de abril

A equipe da CAPES selecionou o IFSP para implantar uma nova plataforma, o Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA), com abordagens específicas para atender às necessidades do Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFSP. A nova plataforma permite realizar o acompanhamento e o controle do pagamento de bolsas e auxílios de forma automatizada e padronizar o sistema de geração de folha de pagamento. Realizando, desse modo, o acompanhamento e controle dos beneficiários, das concessões e dos cursos com fomento.

A plataforma do SCBA promove o desenvolvimento de melhores práticas na gestão das informações dos bolsistas e outros participantes envolvidos no processo de pagamento de bolsas. As credenciais de acesso do SCBA são as mesmas utilizadas em todos os sistemas da CAPES, como a Plataforma Sucupira e a Plataforma Capes de Educação Básica.

A partir do mês de abril, todos os beneficiários do programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFSP deverão realizar, até a data de 20/04, o cadastro no novo sistema SCBA por meio do link: http://scba.capes.gov.br/scba. O não cadastro poderá implicar na interrupção e no atraso do benefício até que seja regularizado. 

As instruções e os passos para o cadastro encontram-se no Ofício nº 6/2024 — CPUAB/CEAD-PRE/PRE-RET/RET/IFSP emitido pela Coordenação UAB/IFSP e pelo Centro de Referência em Educação a Distância — CEAD. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail

Com o novo sistema, os bolsistas terão acesso a novas funcionalidades. Agora será possível acompanhar o processo de aprovação dos benefícios mês a mês e consultar a quantidade de parcelas atribuídas. Além disso, os beneficiários poderão gerenciar seus próprios dados, realizar atualizações cadastrais e enviar documentos comprobatórios diretamente na plataforma, sem precisar passar pela administração local do IFSP. Com essa autonomia, os bolsistas poderão informar e modificar seus dados bancários e aceitar os termos de concessão dos benefícios on-line. Uma novidade importante é a possibilidade de emitir declarações. O sistema também está disponível como um aplicativo (app) para dispositivos móveis, que pode ser baixado nas lojas de aplicativos com a busca pelo nome “SCBA Bolsistas CAPES”.

Capacitação

Os servidores da UAB/IFSP e da CEAD participaram da capacitação on-line realizada no início de abril e organizada pela equipe da Diretoria de Educação a Distância — DED/CAPES, sob a diretoria de Suzana dos Santos Gomes. A articulação e a implantação do sistema foram conduzidas pelo servidor da CAPES Cid Luiz Carvalho de Medeiros, da Coordenação de Concessão e Monitoramento da Bolsas (CCMB).

A implementação do SCBA representa um marco significativo nos esforços de otimização da gestão do programa da UAB/IFSP. Para os beneficiários, isso significa uma maior autonomia para acompanhar os processos relacionados à concessão dos benefícios. Para a coordenação local da UAB/IFSP e da CEAD, o SCBA proporcionará uma gestão mais eficiente, com processos otimizados para a geração de cotas e planos de concessão de parcelas, de acordo com a estrutura organizacional do curso. Além disso, o novo sistema traz maior transparência aos dados relacionados ao cadastro e à concessão de benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *