Urbam abre edital para modelo de tratamento de chorume

Ana Lúcia Abranches


Urbam

A Urbam (Urbanizadora Municipal) abriu chamamento público para os interessados em apresentar um projeto básico que servirá como modelo da concessão para instalação, operação e manutenção de unidade de tratamento de chorume do aterro sanitário municipal de São José dos Campos. O edital e seus anexos estão publicados no site da empresa. 

O projeto compreende o conjunto de desenhos, memoriais descritivos, especificações técnicas, orçamento, cronograma de implantação e demais elementos técnicos necessários e suficientes à caracterização precisa da obra e dos serviços a serem executados. Deverá atender às normas técnicas e à legislação vigente e utilizar tecnologias consolidadas no mercado.

O prazo de entrega das propostas para as proponentes habilitadas é 28 de junho.

O aterro sanitário recebe atualmente uma média de 570 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos, com vida útil estimada de 10 anos. O processo de decomposição desses resíduos (aliado às chuvas) produz um líquido (chorume), que é conduzido por meio do sistema interno de drenagem até os reservatórios (lagoas de chorume).

Atualmente, a destinação final do chorume é feita diariamente por meio de diversas viagens em carretas tanques duplos até a Estação de Tratamento de Esgoto Lavapés da Sabesp em São José dos Campos, cujo transporte gera custos à Urbam.

A intenção é tratar e reciclar o chorume na própria Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos com a produção de fertilizante nitrogenado e água de reuso, a qual será utilizada para irrigação de áreas verdes, e lavagens de ruas e áreas públicas minimizando o consumo de água potável no município.


MAIS NOTÍCIAS

Urbam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *