Iclei encerra atividades com visitas técnicas pela cidade

Lucas Brito Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A manhã desta terça-feira (14) foi movimentada para os participantes do 1º Encontro Regional Iclei Sudeste, sediado em São José dos Campos.

–>

Após importantes palestras e debates no Parque de Inovação Tecnológica na segunda-feira (13), o grupo de inscritos realizou visitas técnicas em equipamentos públicos voltados à sustentabilidade e à inovação.

A primeira parada foi no aterro sanitário de São José dos Campos, operado pela Urbam (Urbanizadora Municipal), onde conheceram o Museu Interativo do Lixo, a Recicloteca, o Viveiro de Mudas, o Centro de Triagem, a frente de trabalho do Aterro Sanitário e a unidade que irá gerar energia a partir do biogás do aterro sanitário.

Pelas operações realizadas em 2022, o aterro recebeu neste ano a nota 10 da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) pela quarta vez – sendo a terceira vez consecutiva. São José é a única cidade da região a receber nota máxima. Poucas cidades têm condições de manter aterros municipais, e enviam os resíduos para aterros particulares.

Participantes do Iclei em frente ao Viveiro de Mudas | Foto: PMSJC

Depois, a comitiva subiu à bordo do VLP (Veículo Leve sobre Pneus) e foram até o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado no Parque de Inovação Tecnológica.

Criado em 2011, o Cemaden é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro. Vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, o centro é responsável por gerenciar as informações emitidas por radares meteorológicos, pluviômetros e dados provenientes de previsões climáticas, repassando as informações para os órgãos competentes em todo o Brasil, possibilitando que as cidades se preparem para ocorrências de situações meteorológicas e suas consequências.

Comitiva na sala de controle do Cemaden | Foto: PMSJC

Para fechar, a programação contou ainda com um treinamento em desenvolvimento de projetos verdes financiáveis, no período da tarde. O encontro foi uma realização do Iclei América do Sul em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e apoio do PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

Com o tema “Eletromobilidade e Inovação: cidades inteligentes pelo clima”, o evento mobilizou representantes de governos associados, terceiro setor, academia e iniciativa privada, em jornadas de trabalho tratando pautas imprescindíveis para promover o desenvolvimento sustentável em âmbito local.

Sobre o Iclei

O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 130 países, o Iclei influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A Rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos aos seus associados, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

Na América do Sul, o Iclei conecta seus mais de 100 governos associados em sete países a este movimento global. Os Encontros Regionais do Iclei Brasil têm o objetivo de reunir os governos locais associados ao Iclei e seus parceiros (universidades, setor privado, organizações do terceiro setor, entre outras) apresentando as tendências internacionais, promovendo a sensibilização de diversos atores sobre as mais importantes questões de desenvolvimento urbano sustentável.

Ao longo dos últimos dois anos, o Iclei vem realizando ricas jornadas de conhecimento e networking entre gestores públicos municipais através de seus encontros regionais. Todas as regiões geográficas do país são visitadas, e em 2023, já foram cinco edições: em Natal (Encontro Regional Iclei Nordeste), Palmas (Encontro Nacional do Iclei), Porto Alegre (Encontro Regional Sul), Porto Velho (Encontro Regional Iclei Amazônia) e Belo Horizonte (Encontro Regional Iclei Minas Gerais).

Os Encontros adotam uma abordagem instrumental, baseada em exemplos de boas práticas e intercâmbio de experiências bem sucedidas, na trilha de cada um dos cinco caminhos de desenvolvimento promovidos pelo Iclei.

MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Compartilhe isso:

Fonte: mrnews.com.br/index.php/2023/11/15/iclei-encerra-atividades-com-visitas-tecnicas-pela-cidade